O 3º Espaço Educar e Empreender, que ocorreu de quarta a sexta-feira, no Park Hotel Morotin, confirmou uma certeza: a Rede Municipal é forte, capaz de produzir trabalhos grandes, inovadores e competitivos. Mesmo diante de dificuldades, quase que naturais em escolas públicas brasileiras, alunos e professores mostraram as potencialidades do que é produzido em sala de aula. De práticas sustentáveis a projetos pedagógicos, os trabalhos foram apresentados, unindo esforço, dedicação e responsabilidade por parte da comunidade escolar.
O projeto Educar e Empreender é um legado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), com coordenação da secretária de Educação, Lúcia Madruga. Neste ano, todas as 80 escolas da rede participaram da iniciativa. Foram mais de 1,3 mil participantes inscritos e 227 submissões de trabalhos realizados. Criado em 2018, o espaço articula o conceito de empreendedorismo nas inovações voltadas à educação e promove condições estruturais necessárias aos estudantes.
Foto: Eduardo Ramos
Os avanços
Mas foi no quesito estrutural que a gestão tucana acertou em investir no Educar e Empreender. Em novembro de 2017, no primeiro ano de Pozzobom como prefeito de Santa Maria, foi realizada a 3ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade. A ação ocorreu no Centro Desportivo Municipal (CDM) e contou com cerca de 30 escolas participantes e 47 trabalhos expostos. O chefe do Executivo esteve lá e conferiu de perto a potencialidade pedagógica das escolas. Naquela mesma ocasião, diante de um calor sufocante e um ginásio sem ventilação, Pozzobom prometeu que o próximo encontro seria em local adequado e à altura do que o evento merecia. Nascia lá, há cinco anos, a concepção do Espaço Educar e Empreender, que hoje tem estandes bem montados, espaços para alimentação, ar-condicionado e estruturas ideais para a apresentação dos trabalhos. Assim, os salões do Park Hotel Morotin, conhecidos por receber grandes eventos de diferentes segmentos, ganhou mais um e que tem os estudantes e os professores como protagonistas.
Uma conquista
Mesmo não ocorrendo nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19, o Espaço Educar e Empreender é uma conquista para a educação de Santa Maria. E é preciso reconhecer os méritos do prefeito Jorge Pozzobom e da secretária Lúcia Madruga – além de toda a equipe da secretaria –, que apostaram na iniciativa e transformaram uma Feira de Ciências em um evento grandioso, importante e digno do trabalho da Rede Municipal de Ensino.